Wiki Olimpédia
Advertisement

Sejam um ponto e um número real. Dizemos que é a imagem de um ponto por uma rotação de centro e ângulo se e .

Rotação definição-0

Rotações Preservam Medidas[]

Se e são imagens de uma rotação de centro e o mesmo ângulo, então .

Rotações preservam medidas

Proposição[]

Se e são resultados da rotação de e em torno de , respectivamente, então os triângulos e são congruentes.

Exemplo (OBM 2007 - 3ª Fase - Nível 2)[]

Seja um triângulo retângulo isósceles. e são pontos sobre hipotenusa , com entre e , o ângulo . Prove que .

OBM2007q5n2

Solução: O que queremos provar é parecido com o Teorema de Pitágoras. Porém aqui existe um problema: não aparece nenhum triângulo na figura com medidas , e . E agora, o que fazer?

Vamos colocar a medida mais perto da medida . Como podemos fazer isso? Usaremos rotações. Rotacionemos o triângulo em torno de de tal forma que coincida com (podemos fazer isto, pois ). Observe que esta rotação é de , pois .

Como a rotação preserva medidas, segue que . O triângulo parece interessante: nele temos as medidas e . Seria legal se aparecesse a medida . Será que ela realmente aparece? Para vermos isto, precisamos verificar se .

Procuraremos uma congruência que envolva estas medidas. Já sabemos que . Além disso, é um lado comum entre os triângulos e . Assim, parece provável que eles sejam congruentes. Para provarmos que isto ocorre de fato, basta mostrarmos que .

Como , basta provarmos que . Como a rotação de em torno de foi de , segue que . Desta forma,

Com isso, é verdadeira. Desta forma, os triângulos e são congruentes pelo caso e assim . Conseguimos então que o triângulo tem as medidas , e . Se provarmos que , o teorema de Pitágoras irá nos garantir que .

Sabemos que . Como a rotação preserva ângulos, . Com isso, . Desta forma, segue o resultado.

Rotações em Geometria Analítica de em torno de um ponto[]

A rotação de de em torno do ponto no sentido sentido horário leva ele no ponto . Já as do sentido anti-horário leva ele no ponto .

Exemplo (Cone Sul 2000)[]

Sejam um quadrado (sentido horário) e um ponto qualquer pertencente ao interior do segmento . Constrói-se o quadrado (sentido horário).

Demonstrar que a reta é tangente a circunferência circunscrita ao triângulo .

(Observação: Você pode encontrar outra solução para este problema aqui.)

Solução: É suficiente mostrarmos que é perpendicular a . Faremos isto usando geometria analítica. Como? Basta vermos que o produto dos coeficientes angulares destas retas é .

Comecemos colocando o plano cartesiano de tal forma que e , e . Observe que o coeficiente angular de é igual a . Calculemos o coeficiente angular de . Para isto, precisamos das coordenadas de . Estas são obtidas se fizermos uma rotação de de em torno de no sentido anti-horário.

Mas quais são as coordenadas de ? Como ele pertence no interior do segmento , segue que . Observe que não pode ser , pois isto faria com que coincidisse com , o que não é verdade, pois está no interior do segmento.

Se fizermos a rotação para obter , teremos . Assim, o coeficiente angular de será . Logo, é perpendicular a .

Lugares Para Estudar[]

Advertisement