FANDOM

Conjuntos não possuem uma definição formal. Mas intuitivamente, podemos pensar em conjuntos como uma lista de coisas.

Por exemplo, o conjunto das vogais será $ \{a,e,i,o,u\} $. Os membros deste conjunto, isto é, $ a,e,i,o $ e $ u $ são chamados de elementos. Os elementos são escritos entre chaves.

Se $ a $ for um elemento de um conjunto $ A $, diremos que $ a $ pertence a $ A $ e denotaremos isto por $ a \in A $.

Se um conjunto não tiver elementos, ele será chamado de conjunto vazio e representado por $ \emptyset $ ou $ \{\,\} $.

Não confunda conjuntos com teoria dos conjuntos.

Observação Editar

Não escreva $ \{\text{conjunto das vogas}\} $. O correto é somente $ \{\text{vogais}\} $.

SubconjuntosEditar

Dizemos que $ A $ é um subconjunto de $ B $ quando todo elemento de $ A $ também é um elemento de $ B $. Neste caso, escreveremos $ A \subset B $.

Operações entre Conjuntos Editar

Do mesmo jeito que podemos fazer operações entre números (por exemplo: adição, subtração, multiplicação e divisão), também podemos fazer operações entre conjuntos.

União de Conjuntos Editar

$ A \cup B= \{x| x \in A \text{ ou }x \in B\}. $

Observe que este "ou" é não exclusivo.

Intersecção entre Conjuntos Editar

$ A \cap B= \{x| x \in A \text{ e }x \in B\}. $

Diremos que os conjuntos $ A $ e $ B $ são disjuntos quando $ A \cap B = \varnothing $.

Cardinalidade de um ConjuntoEditar

Usaremos $ |X| $, $ \# X $ ou $ n(X) $ para representar a quantidade de elementos de um conjunto.

Produto Cartesiano Editar

Sejam $ A $ e $ B $ conjuntos. Então o produto cartesiano entre $ A $ e $ B $ é definido por.

$ A \times B = \{(a,b)| a \in A \text{ e } b \in B \}. $

Podemos falar do produto cartesiano de $ n $ conjuntos.

$ A_1 \times A_2 \times \dots \times A_n = \{(a_1,a_2,\dots,a_n)| a_1 \in A_1, a_2 \in A_2, \dots, a_n \in A_n\}. $

Máximo e Mínimo de um Conjunto Editar

O máximo de um conjunto $ X $, denotado por $ \max{X} $, é um elemento $ x \in X $ tal que $ x \geq a $, para todo $ a \in X $.

Da mesma forma, o mínimo de um conjunto $ X $, denotado por $ \min{X} $, é um elemento $ x \in X $ tal que $ x \leq a $, para todo $ a \in X $.