FANDOM

É o estudo das figuras. A única geometria estudada no ensino médio é a euclidiana (apesar de existirem outras).

Um segmento AB também pode ser representado por \overline{AB}. A sua medida pode ser representada por AB, \overline{AB} e \operatorname{med}(AB).

DefiniçãoEditar

Dizemos que o ponto O é equidistante aos pontos A e B quando OA=OB.

Definição (Distância entre Ponto e Reta)Editar

Seja P um ponto e r uma reta. Se Q é um ponto pertencente a r tal que PQ é perpendicular a r, então PQ é a distância entre P e r. Ela pode ser indicada por d(P,r).

DefiniçãoEditar

A bissetriz de um ângulo \angle AOB é uma semirreta OC tal que \angle AOC=\angle OCB.

ProposiçãoEditar

A bissetriz de \angle AOB é o conjunto dos pontos equidistantes a OA e OB.

RetasEditar

Dizemos que duas ou mais retas são concorrentes se possuírem exatamente um ponto em comum.

Se r e s são retas paralelas, podemos escrever que r \parallel s.

DefiniçãoEditar

A mediatriz de um segmento é uma reta que é perpendicular a ele e passa pelo seu ponto médio.

Em alguns lugares, a mediatriz de um segmento AB é representada por m_{AB}.

ProposiçãoEditar

Para A e B pontos distintos, a mediatriz de AB é o conjunto de todos os pontos equidistantes a A e B. Em outras palavras, um ponto é equidistante de A e B se, e somente se, pertence a mediatriz AB.

Ângulos Editar

Caso não haja perigo de confusão, representaremos a medida de um ângulo simplesmente por \angle A.

Um ângulo é chamado de reto se sua medida for igual a 90^{\circ}.

Dois ângulos são complementares se sua soma é igual a 90^{\circ}. Além disso, dois ângulos são chamados de suplementares quando sua soma é igual a 180^{\circ}.

Proposição Editar

Se r e s são perpendiculares a t, então r e s são paralelas.

Proposição Editar

Se r e s são paralelas e t é paralela a u, então a medida do menor ângulo entre r e t é igual a do menor ângulo entre s e u.