Wiki Olimpédia
Advertisement

Indução matemática é um processo por meio do qual pode-se demonstrar a validade de uma proposição matemática nos números naturais.

Princípio da Indução Finita

Definição

Seja uma propriedade dos números naturais. O Princípio da Indução Finita estabelece que: se as afirmações " é válida" e "se é válida então também é válida" são ambas verdadeiras, então é válida para qualquer .

Usando o PIF

A prova por indução consiste, basicamente, em três passos:

  • demonstrar que a proposição é válida para um pequeno (geralmente se utiliza , embora em alguns problemas pode não ser possível: nesse caso, o mais comum é utilizar o menor valor possível para );
  • supor que seja válido para qualquer ;
  • a partir dessa suposição, demonstrar que, se a proposição vale para , então também vale para .

Veja que, se a afirmação for válida para , e para caso seja para , de fato será válida para todo número natural: se (caso em que já provamos a validade), então também será para . Assim, por este processo, concluímos que a afirmação é válida para , , e assim por diante.

Exemplos e Aplicações

A demonstração por indução matemática pode ser aplicada em diversos problemas, principalmente os referentes a álgebra e aritmética:

Exemplo 1: Demonstre que a soma dos primeiros números ímpares é igual a .

Solução: Resolveremos por indução matemática. Inicialmente, note que o n-ésimo número ímpar é igual a . Logo, a soma dos primeros números ímpares é . Para , temos que a soma é , então a afirmação é válida. Supondo ser válido para , segue que . E, para , a soma dos primeiros números ímpares é ; como , a soma dos primeiros números ímpares é . Assim, de fato, a soma dos primeiros números ímpares é igual a .

Exemplo 2: Prove que para todo .

Solução: Por indução matemática, começamos por , para o qual temos que (o que, de fato, está certo). Supondo ser verdadeiro para , temos que . Para , segue que , logo . Portanto, é válido que para todo .

Exemplo 3: Seja um inteiro positivo. Para cada um dos inteiros considere o seu maior divisor ímpar. Prove que a soma de todos estes divisores é igual a .

Solução: Inicialmente, vamos definir uma função tal que seja o maior divisor ímpar de . Para , temos a soma (veja que o maior divisor ímpar de é ). Supondo que a propriedade seja válida para , temos que . Para , temos ; note que , logo (pois qualquer divisor ímpar de está entre os divisores ímpares de ). E, como é ímpar, . Assim, segue que . Está, portanto, provado que a soma de todos os referidos divisores é igual a .

Advertisement