Wiki Olimpédia
Advertisement

Seja uma circunferência. Para cada ponto qualquer, podemos associar um número que chamaremos de potência do ponto . Este número será definido por , onde e são o centro e raio do círculo, respectivamente. Denotaremos este número por .

Proposição

Se e pertencem a uma circunferência e , e são colineares, então

.

Proposição

Se pertence a uma circunferência e é um ponto tal que é tangente a , então .

Exemplo (Cone Sul 1992)

Seja um ponto sob o círculo . Encontre dois pontos e no círculo, tal que , e são colineares e é o ponto médio do segmento . (Discuta o número de soluções).

Solução:

Observe que se encontrarmos onde fica o ponto , o ponto pode ser facilmente desenhado. Então vamos descobrir onde o ponto fica. Se descobrirmos qual a distância de a , ou seja , podemos determinar onde fica . Para isto, vamos imaginar a construção pronta e ver quanto vale com ela.

Como temos segmentos e pontos, uma ideia interessante seria usarmos Potência de Pontos. Se é o centro da circunferência e o raio, então

.

Porém, também podemos calcular de outra maneira (considerando que ):

.

Se compararmos estas igualdades:

Observe que é constante (pois e são fixos). Com isso, sabemos fica fica a de distância de , ou seja, pertence a uma circunferência de centro e raio . Já sabemos construir.

E quanto ao número de soluções? Observe que deve pertencer a esta circunferência e a . Mas o número de pontos de encontro entre duas circunferências é menor ou igual a . Logo, temos, no máximo, duas soluções para este problema.

Advertisement